Novas
Club e St.ªEugénia-C/Texto

Home

JNReis-Curva-Campo e Capela
Cão(curva)-Gravuras e Cruzeiro
Chafariz-Escadas-Centro
Olho(Azul)-Bola(Rel./Garrafa)-Boas-Vindas(Rótulo)
Virado-a-Martim e Lincks
Editor e Ponte SMamede
Garrafa-Marco e Logo
Fonte-Capela e Cristo-Rei
MCoração(JNReis25)-Pelouro-CasaRústica(Fraga,etc.)
King, Kingo e Praia
Mais
JNReis - Todos
Cup-Câmara-Menino-Reconco
Azul-Corações(Azul)-Clube-Capela
S.Melo-Cristo-Rei-C.Portela-C.Mouro
Contact Us
Club e St.ªEugénia-C/Texto
Tinhela,Poesia20 e R.Sol
Sporting, obra e Marquês.
Visite,Linha,B.Portuguesa e Descritivo
Enviar-email-Pres.-Tes-Sec.
MeuCoração-Uva-Artesanato-Email
Editorial-ICastedo-P.Assembleia
Funcionário-Cup e Dúctil
Igreja-Escola-Assembleia PS
Barco-Biblioteca-Alv.eFilha-Anta
Calçada-Eu(Lindas Fotos)-CâmaraE

 

Outrora, fruto de uma intensa actividade, com enorme orgulho e palmarés, encontra-se hoje, porém, sem qualquer actividade, e, diria mesmo votado ao abandono Apesar de no corrente ano e já de algum tempo a esta parte, não haver prática de nenhum desporto em Santa Eugénia, já existiram no passado algumas modalidades nesta Freguesia, a saber: Futebol de onze com o Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo a figurar durante algum tempo na tabela da 2ª Divisão Regional Zona Norte. Futebol de 5 com organização de vários torneios maioritariamente para os jovens e durante o verão, com várias participações de algumas equipas em competições organizadas em Alijó, no Pavilhão Gimnodesportivo, e, por último Atletismo onde chegaram a existir na Freguesia vários atletas que, apesar de não pertencerem ou estarem filiados em clube algum, tiveram várias participações em algumas provas Distritais e Regionais, sem no entanto obterem grandes resultados.

Assim, não havendo nos dias de hoje, nenhum desporto  na Freguesia, existem no entanto os equipamentos que podem possibilitar a prática de alguns. Esses equipamentos são. UM(1) campo de futebol pelado mas com os respectivos balneários; um(1) polidesportivo a céu aberto que foi cedido ao Grupo Desportivo pela Junta de Freguesia; por fim, a sede desta mesma colectividade G.D.C.R.- que apesar de não estar equipada convenientemente para actividades desportivas, pode por ser bastante ampla,  possibilitar a prática de vários desportos, para além de já possuir mesas de Ténis de mesa e Bilhares.

Quero acrescentar, que o desporto, principalmente o futebol, era um factor de enorme orgulho destas gentes. É vê-los, com um exuberante brilho nos olhos, quanto relatam feitos e resultados de outrora.

Com que alegria nos narram, que foram Campeões sem derrotas do I.N.A .T.E.L. distrital. Julgo que o futebol, é um factor de fixação dos nativos desta aldeia, e, não entendo como foi possível o seu enterro (não consigo apelida-lo de outro nome).

Eu, José Nogueira dos Reis, fui Co - fundador do «Centro Cultural e Recreativo» e co-fundador do actual «Grupo Desportivo Cultural e Recreativo»,Director desportivo atleta, sou natural e residente,   sei o sentir e o sofrer desta gente, pelo «enterro»(não posso apelidá-lo de outra coisa), do seu(deles e meu)querido e distrainte futebol. Pouco têm, os residentes desta aldeia, que lhe permita passar com o mínimo de alegria, os feriados e Domingos. Se não forem à «bola», só se forem emborrachar-se!!!

Não lhe destruam o pouco que têm, e, não abalem o seu orgulho. Por favor, dêem-lhe mais, não lhe extorquem o escasso que possuem. Contribuam para que eles se fixem no local onde nasceram, não provoquem a sua «Emigração», principalmente, se esta se escrever com E!!!

Nunca se esqueçam que cada emigrante é uma luz que se apaga na iluminação criadora de riqueza do seu país.

José Nogueira dos Reis
sedegdesportivo_small.jpg-Reactivem-me por favor!!
"Sede do Grupo Desportivo Cultural e Recreativo"

José Nogueira dos Reis
santaeugénia_small.jpg-Viva St.ªEugénia
"Santa Eugénia e Campo de Futebol"